a produção global de CO2 minimizaria apenas 0,4 % se todos os automóveis na Europa se converteriam em totalmente elétricos durante a noite, afirmou um executivo sênior da indústria.
Existem quase 300 milhões de automóveis em estradas européias, das quais cerca de 800.000 são totalmente elétricas – mas esse número está subindo rapidamente a cada ano.
Anúncio – Post continua abaixo
• Melhores carros elétricos para comprar
No entanto, falando no Financial Times Future of the Car Summit, Roberto Vavassori, presidente da Clepa, associado europeu de fornecedores automotivos, disse que o foco no desenvolvimento de frotas de automóveis elétricos pode não ter tanto impacto na minimização de emissões de CO2 quanto amplamente pensado.
“A Europa é responsável por 10 % das emissões mundiais de CO2, enquanto China, EUA e Índia representam 66 %”, afirmou Vavassori. “Então, sabemos que sete por cento [das emissões globais de CO2] são as emissões de CO2 de automóveis leves, se por acaso eletrificarmos toda a Europa durante a noite, economizaremos 0,7 % do CO2 emitido globalmente a cada ano”.
No entanto, esse número verdadeiro seria menor porque, devido ao uso de combustíveis fósseis fora da indústria automotiva. Vavassori disse: “Como ainda precisamos de energia elétrica gerada a partir de combustíveis fósseis, esse número diminuirá para 0,4 %. Estamos cientes desse contexto? ”
Transporte, a geração de energia elétrica e indústria são os três maiores contribuintes para as emissões globais de CO2.
Você concorda que os carros elétricos por si só não são suficientes para minimizar as emissões de CO2? Deixe-nos saber nos comentários abaixo…