Automóveis Fiat-Chrysler (FCA) está enfrentando uma reivindicação de ação coletiva de 5 bilhões de libras sobre o suposto uso de dispositivos de derrota em alguns de seus motores a diesel para violar o Reino Unido e a UE Regras de emissões.
Aproximadamente meio milhão de automóveis Fiat, Alfa Romeo, Jeep, Iveco e Suzuki a diesel fabricados a partir de 2008 e vendidos na Inglaterra no País de Gales podem ser afetados, de acordo com a PGMBM – uma parceria de advogados britânicos, brasileiros e americanos que representam supostas “vítimas de irregularidades por que grandes corporações ”.
Anúncio – Post continua abaixo
Os proprietários de automóveis afetados podem ser devido a cerca de £ 10.000 cada em compensação, dependendo do resultado da reivindicação do Tribunal Superior que a PGMBM foi lançada contra a FCA, à qual os possíveis reclamantes agora podem se inscrever em uma base sem vitória, sem taxa.
Quatro das cinco marcas afetadas fazem parte da FCA. Embora o quinto – Suzuki – não seja, alguns de seus modelos SX4 e Vitara foram equipados com motores a diesel desenvolvidos pela FCA. Uma lista completa dos modelos e motores que a PGMBM diz que pode ser afetada pode ser encontrada abaixo:
Veículos afetados
Make/Model1.3-Litre1.6-Litre2.0-Litre3.0-Litre3.0-Litre (V6)
Fiat500500l500xducato-
500C500XBRAVO
500LBRAVODBLO
500xdobloducato
Doblograndescudo
Fiorinopuntotalento
PANDAPUNTO EVO
Puntoscudo
Punto Evotalento
Grande Puntotipo
Qubo
TIPO
Alfa Romeomitoguilietta159–
Mitobrera
Guilietta
Aranha
Jeep-Compasscherokee-Grand-Cherokee
RenegadeCompassCommander
Renegado
Suzuki-SX4 —
Vitara
S-cross
Modelos IveCoall
A alegação segue a ação ambiental, a Alemanha, alegando em 2016 que fez testes em um Fiat 500X a diesel, que mostrou que o carro violou os limites de emissões do Euro 6 entre 11 e 22 vezes. Um relatório da Federação Europeia de Transporte e Meio Ambiente em setembro de 2016 classificou os motores a diesel do Euro 6 da Fiat como o pior da Europa para as emissões de NOX.